Foto& Texto:Adileusa Silva |
Foi inaugurada no dia, 20 de Maio, a mais nova Maternidade e a Central de Consultas do Hospital Agostinho Neto. O acto foi presidido pela ministra de saúde Dra. cristina lima, Primeiro-ministro, Dr. José Maria Neves.
A Ministra-adjunta e da Saúde Dra. Cristina Fontes Lima afirma perante todos que “não se está apenas a inaugurar uma estrutura, mas estamos aqui a inaugurar um compromisso com os cabo-verdianos de melhorar a qualidade, de humanizar o atendimento, de melhorar a prestação de serviço…essa maternidade combina connosco.”
Mas já o Primeiro-ministro acredita que a maternidade tem capacidade de resposta às necessidades das populações abrangidas, mas isso em parceria com um reforço das, especialidades médicas e técnicas auxiliares de diagnóstico.
JMN ainda acredita que é necessário apostar na formação dos profissionais e a criação de uma escola de Medicina em Cabo Verde
Foto & Texto:Adileusa Silva |
Quem não deixo de transparecer a sua satisfação de mais uma nova maternidade foi a Directora do Serviço de Ginecologia Obstetrícia, Dra. Fátima Sapinho, que define a maternidade como uma estrutura física de qualidade, um serviço completo, incluindo as valências médicas, cirúrgicas de urgência e de cuidados especiais e que consideravelmente contribuiu para o aumento de incubadoras, diminuindo assim a taxa de mortalidade infantil no país e ainda aponta alguns ganhos da nova Maternidade, que são: o aumento de número de médicos, enfermeiros e especialistas, por outro lado o acréscimo de equipamentos com alta tecnologia, entre outros
O projecto foi financiado pelo Governo da Republica Popular da china e o Embaixador da China em Cabo Verde, Li Chunhua, mostrou a sua satisfação em participar da inauguração, felicitando o Governo e a todos os profissionais de Saúde do Hospital Agostinho Neto pelo empreendimento conseguido.
Sem comentários:
Enviar um comentário