Para a maioria das pessoas viajar pode parecer um sonho, mas, muitas vezes, a tão esperada que a viagem se torna um pesadelo. Sempre vai existir dificuldades. Mas o que torna o estudante mais maduro é saber superar essas dificuldades. E a adaptação vai depender de quanto a pessoa é madura para a situação, quanto ela está preparada para estar aberta a novas experiências e, principalmente, não pensar em quanto ou em quem ela deixou para trás.
Saudade
Mais Cedo ou mais tarde todo mundo sente Saudade… A saudade da família bate quando você entra na rotina da nova casa em que você está, aí você começa as comparações com a rotina que tinha antes, as pequenas coisas que não era visíveis começa a ser valorizadas como por exemplo, o beijo de boa noite da mãe, o prato especial que só a mãe sabe fazer, as festinha com os amigos... Nesta hora tem que ser forte porque tudo começa a ser deprimente, e a vontade de voltar para casa é maior. E é nessa hora que é preciso
Pensar que aquela é uma experiência única e precisa ser aproveitada. O que acontece, é que os alunos podem sentir dificuldades em aceitar as novas regras da família mais propriamente dito das republicas, residência estudantil. Aos poucos os estudantes percebem que, se de um lado, têm restrições, de outro, eles ganham espaço, como, por exemplo, poder cuidar das suas coisas do seu jeito, ser autónomo. E a acomodação é um factor muito importante no bem-estar do estudante. E é bom que saiba que nem sempre, é possível encontrar um ambiente familiar. O primeiro dia de aula é complicado, porque não se sabe direito para onde ir, com quem falar, todo mundo fala muito rápido. Mas, aos poucos, isso vai melhorando e os alunos vão se sentir em casa. É bom que saiba que, quando se faz uma viajem, sabendo que pode encontrar diferenças de cultura, alimentação e às vezes até padrões de higiene diferentes dos nossos. Mas é bom estar ciente de que é o estudante quem deve se adaptar ao país, não ao contrário.
Sem comentários:
Enviar um comentário